top of page

FLONA Carajás

Cavernas de N1

São originárias de uma série de processos geológicos que podem envolver uma combinação de transformações químicas, tectônicas, biológicas e atmosféricas. Devido às condições ambientais exclusivas das cavernas, esse ecossistema apresenta uma fauna especializada para viverem ambientes escuros e sem vegetação nativa. A região da Serra dos Carajás, é a região que apresenta a maior concentração de cavernas no Brasil. Cavernas na formação ferrífera e sob a cobertura de canga já representam cerca de 20% das cavernas oficialmente cadastradas no Brasil.

Mirante da Mina de Ferro

A mina de ferro de Carajás está localizada na Floresta Nacional de Carajás, Pará. Com quatro minas atuantes, a produção anual de milhões de toneladas de minério de ferro torna Carajás o maior complexo minerador a céu aberto do mundo. O transporte do minério é feito através da Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o porto Ponta da Madeira em São Luís - MA. Além do ferro, em Carajás são extraídos manganês, cobre, entre outros minérios raros 9. Está disponível para visitação dois mirantes na mina, onde pode ser proporcionada uma boa visão panorâmica da atividade de mineração.

Savana Metalófila

Savana Metalófila ou “canga”, é um ecossistema singular, com grande importância para a preservação da biodiversidade amazônica devido a sua singularidade, raridade e diversidade natural de espécies. Apresenta-se como uma formação descontínua, sendo assim, áreas de enclaves dentro da floresta ombrófila, ocupando os platôs que marcam os divisores de água ao longo de todo o perímetro da Flona de Carajás. Os platôs, constituídos geralmente pela formação ferrífera, geologicamente inserida na formação Carajás, são normalmente cobertos por camadas de canga com espessura superior a dez metros. Essas feições residuais de relevo, onde ocorre a savana, encontram-se distribuídas em dois grandes conjuntos de serras, denominados Serra Norte e Serra Sul e apresentam três fitofisionomias distintas: Campo rupestre arbustivo, campos brejosos e capões de mata. Nessas áreas podem ser encontradas cavernas, cachoeiras sazonais e lagos nos topos das serras onde podem ser realizados: banhos, mergulhos, natação, etc.

Trilha Lagoa da Mata

Partindo da portaria do complexo industrial de Carajás, a trilha percorre 2500m floresta adentro. Ótima para a prática de caminhadas na floresta, educação ambiental, observação de aves assim como outros animais silvestres. No final da trilha pode-se observar um lago que apresenta uma nítida impressão dos lagos que ocorrem nas áreas de savana Metalófila de Carajás.

Parque Zoobotânico

Localizada na Floresta Nacional de Carajás, O parque tem uma área equivalente a 30 campos de futebol. A maior parte deste terreno é de floresta nativa-apenas 30% do espaço é de área construída. O visitante pode ver a autêntica fauna e flora da Amazônia, sendo assim, não há plantas ou animais exóticos. Existem hoje 270 animais entre mamíferos, aves e répteis, de 75 a 80 espécies diferentes, soltos no parque, no habitat muito próximo do natural. Por mês, cerca de 10 mil pessoas passam pelo local, que foi inaugurado em 1985.

bottom of page