top of page

PARNA DOS CAMPOS FERRUGINOSOS

Cachoeira do Jared

Localizada no interior do Parque e nas proximidades da Agrovila Nova Jerusalém, este é um dos atrativos mais bem equipados, pois possui além da bela cachoeira, uma piscina, pousada com dois quartos e área para montagem de barracas, além de armadores de rede. O acesso é por estrada de chão mais é fácil, sendo possível se chegar com veículos de pequeno porte. A cachoeira possui uma queda d’água de aproximadamente 4 metros e fica ativa durante o ano todo, sendo que no período chuvoso seu volume de água é maior.

Cachoeira do NEM

Localizada no interior do Parque com acesso pela Vicinal do Tio Júlio, é um dos atrativos também equipados com pousada com dois quartos e área para montagem de barracas, além de armadores de rede. O acesso é por estrada de chão e considerado difícil, só sendo possível se chegar com veículos traçados. A cachoeira é considerada uma das mais belas existentes no interior do PARNA, possui uma queda d’água de aproximadamente 3 metros que passa por uma fenda aberta pela água na rocha, é ativa durante o ano todo, sendo que no período chuvoso seu volume de água é maior.

Banho do Camarão

Localizado no interior do Parque com acesso pela Vicinal do Goiano, podemos considerar este atrativo como o cartão de visitas para o complexo de cachoeiras existente ao longo do Igarapé das Cachoeiras, é um dos locais mais bonitos do PARNA, é composto por uma cascata e uma lagoa natural que possibilita o banho tanto de adultos como de crianças. Neste local não possui infraestrutura para abrigar os visitantes, mas é possível esticar uma rede nas árvores existentes nos arredores. É de fácil acesso, podendo se chegar pela estrada de terra com veículos de pequeno.

Cachoeira do Goiano

Localizada no interior do Parque com acesso pela Vicinal do Goiano, é a primeira das cachoeiras que formam o complexo de cachoeiras existente ao longo do Igarapé das Cachoeiras, também é um dos locais mais bonitos do PARNA, é composto por quedas d’água com altura ente 3 e 4 metros, possibilita o banho de adultos e crianças. Chega-se fácil ao local, mas ainda não conta infraestrutura para abrigar os visitantes, é possível esticar as redes nas árvores existentes nos arredores. É de fácil acesso, podendo se chegar pela estrada de terra com veículos de pequeno. Faz-se uma pequena caminhada até chegar ao local das cachoeiras.

Cachoeira do Meio Kilo

Localizada no interior do Parque com acesso pela Vicinal do Goiano, é a segunda das cachoeiras que formam o complexo de cachoeiras existente ao longo do Igarapé das Cachoeiras, é uma das cachoeiras mais altas PARNA cerca de 15 metros de queda, possibilita o banho de adultos e crianças maiores de 8 a 10 anos. Chegar a esta cachoeira exige um grau alto de esforço e não conta infraestrutura para abrigar os visitantes. O acesso se dá através da cachoeira do Goiano e segue-se margeando o igarapé das cachoeiras até chegar ao local. Faz-se uma caminhada de cerca 500m através de uma trilha no interior da mata sempre subindo a serra até chegar ao local da cachoeira.

Cachoeiras do Raul Seixas

É um grupo de cachoeiras Localizadas no interior do PARNA com acesso pela Vicinal do Goiano até se chegar na casa do Sr. Meio Kilo, segue-se margeando o igarapé das cachoeiras por trilha no meio da mata por cerca de 600 metros até é se a primeira das cachoeiras, se continuarmos subindo a serra seguindo o igarapé chegaremos a outrs duas cachoeiras todas de grande porte com quedas d’águas acima de 10 metros. Sendo a mais bela delas a cachoeira do poço, é conhecida assim por possuir uma piscina escavada pela água na rocha com profundidade de cerca de 3 metros e pouco mais de 1,5 metro de diâmetro. Chegar a esta cachoeira exige um grau alto de esforço e não conta infraestrutura para abrigar os visitantes. O acesso exige grande esforço, pois a última cachoeira (a do poço) encontra-se em altitude superior a 700 metros. O acesso se dá com veículo traçado ou moto, através da vicinal do Goiano e segue-se até a casa do Sr. Meio Kilo, depois deste ponto, só é possível se chegar a este complexo de cachoeiras de motos(existem trilhas que são exploradas por grupos de motoqueiros) ou a pé, Faz-se uma caminhada de cerca 500m através de uma trilha no interior da mata sempre subindo a serra margeando o igarapé até chegar ao local da cachoeira. Não se é permitido o acesso de crianças menores de 10 anos em virtude da dificuldade da subida da serra.

Platô

No Platô da serra do rabo/serra da bocaina encontramos uma diversidade de ambientes e paisagens próprias das áreas de savana metalófila/campos rupestres ferruginosos, isto é, existes as áreas de savana, os campos graminosos, os campos brejosos, as áreas de floresta, os buritizais e no período chuvoso as lagoas sazonais ali existentes. O acesso até o Platô ainda é muito difícil, só é possível se chegar em veículos traçados e com dificuldade na maior parte do ano. Contudo chegar a esta região do PARNA é um deleite para os visitantes, pois existem vários mirantes onde pode se ter uma vista magnífica da região.

As Cavernas

Ainda não disponíveis para a visitação, mas com potencial para isto, o PARNA conta com mais de 300 cavernas, muitas das quais de rara beleza com entradas majestosas e salões exuberantes, sem falar dos espeliotemas que fazem dessas cavernas serem classificadas de máxima relevância.

Águas Claras

Uma das principais cachoeiras da região de Carajás encontra-se separando as Serras Norte e Sul, esta se localiza a cerca de 90 km da portaria da FLONA Carajás, o percurso leva cerca de uma hora e meia. A cachoeira de águas-claras apresenta duas quedas com águascristalinasefriaspróximasdos15°C. A fitofisionomia que circunda a cachoeira de Águas Claras é a Floresta Ombrófila densa, onde se pode apreciar o canto do Cricrió Lipaugus vociferans durante a trilha e para quem tiver sorte de vê-lo. O local possui ainda, um alojamento base que serve de suporte para pesquisadores e visitantes possibilitando uma pernoite tranquila, segura e agradável, além de proporcionar aulas teóricas e seus aposentos.

bottom of page